sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Palavra de Deus


Bíblia Sagrada - Palavra de Deus
É maravilhoso saber que Deus fala às pessoas permanentemente através da Bíblia. Os cristãos católicos muitas vezes são avaliados como desconhecedores da palavra de Deus e também por não a lerem.
A acusação tem algo de verdade, mas não plenamente. A Igreja tem um modo de ler a Bíblia nas celebrações litúrgicas, particularmente na realização dos sacramentos. Nas celebrações eucarísticas, a liturgia da Palavra tem evidência e primazia. Nos domingos, ao longo do Ano Litúrgico, a palavra de Deus está organizada para um ciclo de três anos, a saber: Ano A - contempla o evangelho de são Mateus; o ano B - são Marcos e o ano C - são Lucas. O evangelho de são João é lido, sobretudo, no tempo litúrgico da Páscoa e nas grandes solenidades.
A liturgia da palavra aos domingos é composta por três leituras: a do Antigo Testamento, a do Novo Testamento e a do Evangelho. Após a 1ª leitura, recita-se ou canta-se um salmo. Durante o tempo pascal, as duas leituras são do Novo Testamento.
As leituras para os dias da semana estão organizadas em anos pares e ímpares. Faz-se uma leitura do Antigo ou do Novo Testamento, do salmo e do evangelho. Portanto, Antigo e Novo Testamentos são lidos. Nas celebrações dos santos, usam-se leituras apropriadas.
O cristão católico tem a oportunidade de conhecer a Bíblia de forma pedagógica na liturgia. A expressão de são Jerônimo: “Desconhecer as escrituras é desconhecer Cristo”, tem um real significado. A Bíblia chamada “Ave-Maria” traz na sua introdução pistas para ajudar a ler o texto sagrado, transcrevemos literalmente a proposta:
“... Há pessoas que começam a ler a Bíblia página por página, como se ela fosse um único livro, e caem no perigo de desanimar, devido às dificuldades que vão encontrando. Para que não diminua em nós o amor e a atração pela palavra de Deus, é muito aconselhável que a primeira leitura da Bíblia se faça a partir dos livros mais fáceis.
Eis um roteiro que poderia ser seguido com ampla liberdade por parte de cada um dos leitores: Os quatro evangelhos e os Atos dos Apóstolos – Rute, Tobias, Judite e Ester – As cartas mais breves de são Paulo e as 3 de são João – Os livros de história do Antigo Testamento – As outras cartas dos Apóstolos – Os livros sapienciais – Os livros dos profetas do Antigo Testamento – O Apocalipse.
O livro dos Salmos convém ser lido a começar dos primeiros dias como meditação e oração, em preparação ou conclusão à leitura intencionada.
Uma prática excelente é ler simultaneamente o Antigo e o Novo Testamentos, procurando descobrir sempre com mais clareza as íntimas conexões que existem, a cada passo, entre os dois Testamentos.
Terminamos, recomendando ao leitor procurar desenvolver em si a consciência dos “cinco sentidos”, indispensável para conseguir uma verdadeira leitura cristã da Bíblia: o sentido da fé vivida na Igreja, o sentido da história, o sentido do movimento progressivo da revelação, o sentido da relatividade das palavras e o que sintetiza tudo mais: o bom senso.
As freqüentes citações de textos bíblicos são apresentados da seguinte maneira: título do livro, seguido do capítulo e do versículo em questão.
Muito importante, porém, é saber distinguir o valor dos diversos sinais de pontuação.
• A vírgula (,) separa o capítulo do versículo.
• O ponto (.) indica um salto entre os versículos: ler somente o número que precede e o que segue.
• O hífen (-) é o contrário do anterior: ler desde um versículo até o outro, sem omitir os versículos intermediários.
• O ponto e vírgula (;) separa citações, dentro do mesmo livro ou de um livro para outro.
• Os parênteses () cercam textos praticamente iguais à citação anterior, como acontece amiúde, por exemplo, com citações dos três primeiros evangelhos.
• Um esse (s) indica o versículo imediatamente seguinte ao número que o precede: portanto, o total de dois versículos.
• Dois esses (ss) designam os dois versículos imediatamente seguintes: portanto, o total de três versículos. Para mais de três, usa-se o hífen (-), que, aliás, pode ser usado nos dois casos anteriores (s, ss).
• Quando não se indica o versículo, significa que se trata do capítulo inteiro ou quase inteiro. Nesse caso, nunca se usa a vírgula (,) e os outros sinais continuam com o mesmo significado, porém com relação a capítulos e não a versículos.
• Citações externas que ultrapassam o capítulo, adotam o traço maior, isto é, o travessão. (Veja o quadro de exemplos dos sinais de pontuação).
Para a leitura da Bíblia, devem-se distinguir dois aspectos: um de conhecimento (estudo) e outro de audição da palavra, escuta, oração.
Sugestão de um método simples para a leitura  da Bíblia1º) Ler o texto.
2º) Perguntar: o que o texto diz mesmo? (entendi o que li?).
3º) Perguntar: o que o texto diz para mim? (não se trata de acho e sim o que a palavra de Deus fala para minha vida).
4º) Perguntar: Que compromisso a palavra de Deus me propõe e eu aceito para o meu crescimento humano-espiritual. Que gesto concreto devo realizar?
5º) À luz do texto lido, meditado e compromissado, faz-se uma oração.
Não me esqueço da semana bíblica que participei no mês de setembro de 1973, em Curitiba, PR, cujo tema foi: “Para todos os momentos da vida a Bíblia é a resposta”. Não se trata de um livro mágico, mas, sim, do Livro da Palavra de Deus, dirigida a cada pessoa. A leitura feita com fé e certeza de que é Deus quem fala, ilumina e responde aos desafios da vida.

Exemplos dos diversos sinais de pontuação na Bíblia
1ºCor 4,6-13 = 1ª Carta de são Paulo aos Coríntios, capítulo 4, versículos 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13.
Jr 32,17-22.27ss = Livro do profeta Jeremias, capítulo 32, versículos 17, 18, 19, 20, 21, 22, 27, 28, 29. (Não entram na citação os versículos 23, 24, 25, 26).
Pr 1,7 (9,10; Sal 110,10; Eclo 1,16) =  Livro dos Provérbios, capítulo 1º, versículo 7 – idéia ou palavra que se lê também no mesmo livro, capítulo 9; também no Salmo 110 e no Eclesiástico, capítulo 1º, precisamente nos versículos citados.
Is 40-55 = Isaías, capítulos 40 até 55 inclusive, isto é, 16 capítulos inteiros!
Jo 11 = Evangelho segundo são João, capítulo 11, inteiro!
Tb 5s ou Tb 5-6 = Livro de Tobias, capítulo 5 e 6 inteiros.
Sl 95ss ou Sl 95-97 = Salmos 95, 96, 97 (apenas).
Tb 5,5-12,22 = quase 8 capítulos do livro de Tobias, desde o capítulo 5, versículo 5, até o fim do capítulo 12 (= existência dos anjos)!
Rm 12,14.17,20s = somente os versículos, isolados, 14, 17, 20 e 21 do capítulo 12 da Carta aos Romanos (= amor aos inimigos).

(Bíblia da Ave-Maria, 137ª edição, págs. 11 e 12)

Pe. Helmo César Faccioli, cmf é missionário claretiano, pároco da Igreja Coração de Maria, São Paulo.
 por Pe. Helmo César Faccioli, cmf

Nenhum comentário:

Postar um comentário